DIA DA RELIGIÃO ou DIA DA TORRE DE BABEL?

      No calendário é se “comemorado” no dia 21/01 o Dia Mundial da Religião. E afinal, o que é religião senão as tentativas do homem de ...


     No calendário é se “comemorado” no dia 21/01 o Dia Mundial da Religião. E afinal, o que é religião senão as tentativas do homem de se achegar a Deus?

    E vemos que as tentativas do homem de chegar até Deus, por suas próprias forças e capacidades são sempre insuficientes e toscas. Temos como exemplo a Torre de Babel, construída por mãos humanas, arrogantes e cheias de si, mas que por fim, só acabou sendo para gerar confusão e não em aproximação do homem até a grandeza e santidade do Criador.


    É bem certo que religião não é acreditar somente em Deus. Existe a religião de acreditar em energias, forças cósmicas, et’s, deuses em formas de vacas ou seres mitológicos, espíritos, ciência, e até a religião em não acreditar em nada. É sim, até o ateísmo é uma religião!

    E dentro da religião é inevitável que exista a religiosidade, cheia de costumes, rituais e misticismos, que modela a seu gosto todos aqueles que adentram a sua crença, seja ela qual for. Querendo sufocar qualquer atitude ou pensamento diferente que possa surgir dentro da sua própria fé.

    Porém não basta ter alguma religião, acreditar em algo ou não acreditar em nada. Não basta ser religioso. Toda e qualquer tentativa de se fazer algo pelos seus próprios méritos será sempre frustado, mesmo se for algo grandioso como erguer uma torre para se alcançar o Céu.

    Pois enquanto o homem tenta chegar a Deus na sua própria força ou sabedoria, por sua religião, Deus é o único que nos alcança, através de Jesus, vindo em forma de homem e servo. Para nos remir das nossas imperfeições, dos nossos pecados, da nossa religiosidade. E nos faz novas criaturas, a sua imagem e semelhança, santos e livres de toda insuficiência de qualquer religião.


Grá Carol Donadeli

Postagens Relacionadas

0 comentários