“Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est”, será que a igreja tem se reformado ou se conformado?

“Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (Gisbertus Voetius, reformado holandês 1589-1676). Um moto que pode ser traduzido como “Igr...

“Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (Gisbertus Voetius, reformado holandês 1589-1676). Um moto que pode ser traduzido como “Igreja reformada, sempre está se reformando".


Um lema, slogan muito usado, mas será que realmente as igrejas reformadas tem se reformado a cada dia ou se conformado com este mundo?

O reformar-se não é se amoldar com as práticas vigentes, sejam elas culturais, políticas ou sociais, independente em qual época ou história a igreja se encontra, mas sim uma igreja que a cada dia mais está se corrigindo através das santas escrituras.


Infelizmente vemos muitas igrejas que se dizem evangélicas e reformadas, porém na realidade são igrejas conformadas, tolerantes com este mundo e com suas práticas, adotando e pregando ditames da psicologia e filosofia centradas no bem estar do homem, em causas humanistas e buscando somente reformas sociais e políticas, sem se voltar para uma reforma interior, uma reforma de consciência cristã à luz da Palavra de Deus.


Para uma igreja reformada estar sempre se reformando depende de cada um de nós, de cada um que se professa cristão analisar como anda sua vida com Deus, se está buscando a cada dia negar-se a si mesmo e aos próprios desejos egoístas e carregando a sua cruz ou não. Analisar sua prioridades, se tem sido o Reino de Deus e sua Justiça ou se preocupado em buscar as coisas que o tempo e a ferrugem corroem.


Será que temos vivido em constante reforma com a imagem e semelhança de Deus ou em deforma nos conformando com este mundo?


Reforme-se, busque cada dia mais se parecer com Cristo.


Em amor fraternal,



Grácia Donadeli, uma cristã em reforma.

Postagens Relacionadas

0 comentários